top of page
Buscar
Foto do escritorEverton Luiz

NOTAÇÃO MUSICAL: Compassos e Fórmula de Compasso (Parte 3)



Para entendermos bem os valores das figuras, precisamos da orientação da Fórmula de compasso, que é o sinal encontrado no início da pauta, após a Clave, geralmente expresso em forma de fração. Ele irá dar informações acerca do compasso da música e os valores das figuras naqueles compassos. Compasso é o espaço formado pela separação de duas barras numa pauta.




O numerador, irá informar a quantidade de tempos que haverá naquele compasso, e o denominador irá informar o número representativo da figura que valerá um tempo naquele tal compasso. Podemos exemplificar com um compasso 4/4, sabemos que nesse compasso, teremos 4 tempos, e que a figura com o número representativo 4(Semínima), será o que chamamos de unidade de tempo, que é justamente a figura que preencherá um tempo do compasso.




Sabendo que cada nota, equivale ao dobro da próxima, na ordem vista no capítulo anterior, podemos dizer que, assim como a semínima valerá um tempo neste compasso, a mínima, valerá o dobro dela, dois tempos, e consequentemente, a semibreve, valerá os 4 tempos daquele compasso, preenchendo-o sozinha, podemos à chamar de unidade de compasso.

Além da parte da leitura, existe também a maneira de se executar esses compassos, para tal, temos 3 execuções que servem para todos os tipos de compassos.


*O compasso ternário será executado da segunda maneira quando o BPM da música for superior à 120.



Existem 3* tipos de compassos, que são eles: SIMPLES – COMPOSTO – COMPLEXO


O compasso simples é aquele que a subdivisão de seus tempos pode ser feita em número par (múltiplos de 2), conseguimos perfeitamente dividir um tempo em dois, quatro, oito e assim por diante. Classificamos como simples, todos os compassos nos quais o numerador é menor ou igual a 4.


O compasso do “C cortado”, equivale à fração 2/2. Da mesma maneira, o 4/4 pode ser expresso por “C”.


O compasso composto é aquele que a subdivisão de seus tempos é feita em 3 e seus múltiplos, neste, não há unidade de tempo, pois não há figura que por si só, possa preencher um tempo destes compassos, para isso, usar-se-á ponto de aumento. Classificamos como composto, todos os compassos nos quais o numerador é maior que 4*.


Nestes, para sua execução, divide-se a formula do compasso pela fração 3/2, o compasso 6/8, seria um 2/4 composto, para executá-lo, deverá ser utilizado a marcação binária, devido ao numerador de sua versão simples (2/4).


O compasso complexo, também chamado de Composto Irregular, é aquele que seu numerador são os números 5, 7 e quaisquer números que não dão resultado exato ao serem divididos por 3. Nestes, para sua execução, será necessário somar mais de uma forma de marcação.




Nesta fórmula de compasso, vemos claramente que se trata de um compasso complexo. Para executá-lo, deveremos juntar a marcação ternária com a marcação binária, para completar os 5 tempos do compasso. Após terminar os 3 tempos da marcação ternária, seguirá a sequência dos tempos 4 e 5 utilizando a marcação binária.



*Quando escrevi este artigo(2016), não tinha conhecimento acerca de outros tipos de compasso, por isso, neste artigo, só menciono três tipos de compassos, sendo os compassos SIMPLES, COMPOSTO e COMPLEXO(Também chamado de COMPOSTO IRREGULAR). Hoje, porém, tenho conhecimento acerca de outros tipos de compasso, dos quais falarei em breve.






Por Everton Luiz


OBS.: Todos os artigos são minhas perspectivas acerca de assuntos da teoria musical, tais perspectivas estarão sempre propensas às mudanças decorrentes do meu processo de aprendizagem e experiências. Espero contribuir através destes artigos com seu entendimento e formação musical. Quer sugerir algo, escreva-me! Ficarei feliz em conversarmos sobre assuntos diversos. Abraços!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Everton Luiz
bottom of page