top of page
Buscar

NOTAÇÃO MUSICAL: Notas, Pauta e Clave (Parte 1)

Foto do escritor: Everton LuizEverton Luiz


Notação Musical


As Notas


Sabemos que existem diversos sons na música, mas podemos resumi-los para forma escrita em 7 notas (Frequências de onda sonora estabelecidas e nomeadas). Por muitos anos, pensou-se numa forma de notação musical, já que as músicas eram passadas apenas de forma oral e poucas vezes utilizando métodos de escritas que não tinham total êxito. O surgimento das notas, deu-se através de um monge italiano chamado Guido D’Arezzo (992 – 1050), regente de um coral na Catedral de Arezzo (Toscana). Este monge, foi o criador do atual sistema de Notação Musical que temos até hoje (O mesmo passou por algumas modificações ao passar dos anos).


Guido D’Arezzo, nomeou as frequências (notas musicais), baseando-se na letra do Hino a São João Batista em Latim. Hoje, as notas DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI, que conhecemos e utilizamos, eram na verdade UT, RE, MI, FA, SOL, LA, SAN, baseado nesse texto.


UT queant laxis REsonaris fibris MIra gestorum, FAmuli tuorum, SOLve polluti LAbii reatum, SANcte Iohannes...


Com o passar dos anos, foram feitas algumas modificações, como por exemplo, o fonema UT, foi substituído pelo fonema DO, para facilitar a execução em corais, provavelmente vindo de um dos principais títulos de Deus(YHWH), o título de SENHOR, em Latim, DOMINUS. E posteriormente, o SAN, foi substituído pelo SI, por ser as iniciais do último trecho do texto, Sancte Iohannes.

Junto à nomeação da nota, precisamos de algo que a identifique, quanto ao seu nome e a altura. Por isso, não podemos falar sobre Notação Musical, sem tratarmos as Notas, Claves e Pauta, como um único assunto. Vejamos agora, algumas definições e suas aplicabilidades no contexto musical.



A Pauta, também chamada de pentagrama, é um conjunto de cinco linhas, que formam entre si, 4 espaços, onde serão escritas as notas através de figuras musicais. Tanto as linhas, quanto os espaços da clave são sempre contados de baixo para cima. Podemos observar a Pauta, como a ferramenta que nos dá a altura de cada nota que nela é escrita. Para que possamos obter o nome de tal nota escrita, e ter exatidão quanto à sua altura, precisaremos do que denominamos de Clave.

A Clave, do latim “clavis”, que significa Chave, serve para auxiliar o Pauta, na orientação da altura de cada nota nela escrita, a função da Clave é justamente de dar seu nome à linha na qual ela é escrita, possibilizando a identificação dos nomes de cada nota à partir de pequenos cálculos matemáticos, tendo como ponto de comparação, a linha que ganhou seu nome.

Vamos observar isso na prática.

Existem 4 tipos de claves atual sistema de notação musical, que são elas:


Clave de Sol | Clave de Fá | Clave de Dó | Clave Neutra ou percussiva



As claves só poderão ser escritas nas linhas da pauta, quando isso acontece, a linha na qual a clave é escrita, ganhará seu nome. Se escrevermos uma Clave de Sol na primeira linha da pauta, esta linha se chamará sol, e todas as notas escritas nessa primeira linha, também se chamarão, Sol. A partir do conhecimento da posição da nota sol, podemos descobrir as próximas notas, seguindo a sequência das notas musicais, tanto na forma ascendente, quanto na descendente. DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI.


Como a Clave de sol está escrita na primeira linha, qualquer nota que for escrita nessa mesma linha, será chamada de SOL. Como temos linhas e espaços na pauta, temos a nota LA no espaço seguinte, seguindo a sequência das notas musicais (DO, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI). A partir da nota que fora determinada pela Clave, podemos a partir desses cálculos, obter a localização das outras 6 notas.


A “Clave Neutra” ou “Clave Percussiva”, é um pouco diferente das demais, pois ela não dá nome às notas, mas indica o timbre que deverá executar tal trecho da notação, dependendo da altura da figura, será necessário um instrumento específico para essa figura. Não serve para instrumentos melódicos!



Dessas 4 claves, as de SOL, DO e FA, podemos escrevê-las em qualquer uma das cinco linhas da pauta (com exceção da Clave Percussiva, que sempre estará centralizada). Mas é mais comum observarmos nas músicas contemporâneas, a notação musical baseada na Clave de SOL escrita na segunda linha e a Clave de FA, na quarta linha. Ao fazermos constantemente esses cálculos baseados na nota determinada pela linha da clave, conseguiremos efetuá-los até mesmo sem perceber, e isso vai nos dar fluência na leitura musical naquela determinada clave.


Além das linhas e espaços da Pauta, existem também linhas e espaços invisíveis acima e abaixo da Pauta, que servem para dar mais possibilidade sonora quanto aos extremos, graves e agudos. Essas linhas e espaços invisíveis, são chamados de linhas e espaços suplementares.





Por Everton Luiz


OBS.: Todos os artigos são minhas perspectivas acerca de assuntos da teoria musical, tais perspectivas estarão sempre propensas às mudanças decorrentes do meu processo de aprendizagem e experiências. Espero contribuir através destes artigos com seu entendimento e formação musical. Quer sugerir algo, escreva-me! Ficarei feliz em conversarmos sobre assuntos diversos. Abraços!

 
 
 

Comments


Everton Luiz

Everton Luiz © 2024

bottom of page