SOM: As vibrações de uma molécula, causa o atrito com as moléculas de ar que estão à sua volta, que consequentemente causam atrito com outras, e assim sucessivamente, essas vibrações causam ondas sonoras, que ao serem captadas e levadas ao nosso sistema nervoso central, são percebidas como sons.
Existem sons regulares e irregulares, isso acontece devido à forma com que acontece a vibração de um determinado objeto.
Quando a vibração acontece de forma desordenada, a vibração se torna um ruído, na qual podemos denominar de som irregular.
Já o som regular, acontece quando determinado objeto tem sua vibração constante, e de forma ordenada, produzindo uma onda sonora pura, na qual podemos identificar como nota musical.
Os sons regulares, possuem 4 propriedades, que são elas: ALTURA, DURAÇÃO, INTENSIDADE E TÍMBRE. Para entendermos algumas dessas características, é necessário que possamos entender como funciona uma onda sonora.
Uma Onda Sonora é constituída de algumas características como: amplitude, frequência, comprimento, velocidade, fase, potência etc. Veremos isso simultaneamente.
ALTURA – Para entendermos a questão da altura, será necessário que entendamos o Período e a Frequência da Onda Sonora. O Período, é a duração de um ciclo (movimento de onda), o número de ciclos por segundo é medido em Hertz (hz), daí se dá a Frequência.
Quanto maior o número da frequência, mais agudo será o som, e quanto menor o número da frequência, consequentemente, mais grave será o som. A Altura do som pode ser observada entre GRAVES, MÉDIOS E AGUDOS.
DURAÇÃO – A duração é justamente o tempo em que é emitido o som, podemos observar um som curto ou um som longo.
INTENSIDADE – Para entendermos essa característica, precisamos entender a Potência de uma Onda Sonora. A Potência de uma Onda Sonora, é medida em Decibéis (dB), quanto maior o decibel, maior o volume de som. Na música, não utilizamos com frequência essa forma de medida, brevemente veremos que na música, utilizamos as dinâmicas para estipular sons FORTES e FRACOS.
TÍMBRE – É a característica que identifica o som, por qualidades que somente aquele som possui. Podemos exemplificar utilizando os instrumentos musicais, o som emitido por uma FLAUTA, é diferente de um som emitido por um TROMPETE, pois o timbre do TROMPETE, é diferente do timbre de uma FLAUTA. O mesmo acontece com a voz humana, cada um de nós, possui um timbre de voz, apesar de algumas pessoas terem a capacidade de “imitar” timbres de voz de outras pessoas, logo associamos aquele timbre àquela pessoa, pois é uma característica dela.
A aplicação dessas características é fundamental no que chamamos de NOTAÇÃO MUSICAL, vejamos agora, como podemos identificar cada uma dessas propriedades.
Aplicação da ALTURA na notação musical: Podemos observar a aplicação da altura, através da posição da nota, numa pauta, quanto mais alta sua localização, mais alta será sua altura. Quanto mais alto a altura da nota, mais aguda ela será.
Aplicação da DURAÇÃO na notação musical: Podemos observar a aplicação da duração, através das figuras musicais, cada uma representando os tempos nos quais serão emitidos os sons e pausas na música.
Aplicação da INTENSIDADE na notação musical: Podemos observar a aplicação da intensidade, através das dinâmicas. Cada dinâmica, simboliza uma proporção de volume na qual será emitida o som. Para sons fracos, podemos exemplificar com a dinâmica piano (p). Para sons fortes, podemos exemplificar com a dinâmica forte (f). Veremos esse assunto posteriormente.
Aplicação do TÍMBRE na notação musical: Podemos identificar a aplicação do timbre na notação musical, através da instrução sobre qual instrumento musical ou tipo de voz (para músicas cantadas) deverão executar aquela peça.
Por Everton Luiz
OBS.: Todos os artigos são minhas perspectivas acerca de assuntos da teoria musical, tais perspectivas estarão sempre propensas às mudanças decorrentes do meu processo de aprendizagem e experiências. Espero contribuir através destes artigos com seu entendimento e formação musical. Quer sugerir algo, escreva-me! Ficarei feliz em conversarmos sobre assuntos diversos. Abraços!
Comentários